Ah, carne!!! Poucas coisas são mais primitivas e selvagens que devorar um suculento pedaço de carne. Os amigos vegetarianos irão me perdoar mas ainda sou um carnívoro inveterado. Tenho certeza que em breve meu espírito evoluirá e abandonarei esse vício. Até lá, aproveitarei todas as oportunidades.
E dessa vez a oportunidade foi proporcionada por uma deliciosa peça de picanha maturada. Para desgosto do Rei, a carne não era Friboi. Ao contrário do que reza a propaganda, é dos piores cortes de carne que podemos utilizar para o preparo de um bom prato. Portanto, fuja da Friboi como o diabo foge da cruz!!!
A ideia original era preparar um prato utilizando filé mignon. Infelizmente, o mercado em que fui fazer compras só vendia filé Friboi. A vontade de devorar um bom pedaço de carne persistia. Minha busca por alternativas terminou quanto encontrei uma bela peça de picanha maturada.
Vale uma interrupção para explicar o que é a carne maturada e por qual motivo é mais indicada que a carne normal para ser grelhada rapidamente. A explicação vem do blog do Rossi. Aí vai...
"Maturação é o nome da técnica de amaciamento da carte, após o abatimento do animal, por meio da refrigeração entre 0 e -1º, por um período de 15 dias. Busca-se com esse processo a melhoria da textura e do sabor da carne. O ideal do uso desse processo é com carnes consumidas como bifes, com preparação rápida que necessitam de pouco tempo de cozimento."
Voltando ao que interessa, precisávamos de acompanhamentos que não roubassem a cena majestosamente interpretada pela picanha. Optamos por legumes e arroz. Legumes?? Arroz?? Não rola nem uma farofinha??
Calma, calma. Pra sua alegria os legumes foram salteados na manteiga usada para grelhar a picanha e o arroz era o tradicional de brócolis. Coadjuvantes perfeitos e dignos de Oscar para nossa picanha.
Como tenho uma tara incurável pela decoração do prato, optei por servir o arroz em um recipiente separado. Isso dá a quem for degustar a refeição a liberdade de comê-lo ou não. Já os legumes (feitos na gordura da carne grelhada) compuseram a cena com a picanha para dar cor e vida ao prato.
Espetáculo em todos os sentidos.
![]() |
Picanha maturada com legumes salteados na manteiga |
![]() | |
|
![]() | |
|
![]() | |
|
- 4 bifes de picanha com três centímetros de espessura cara
- 3 dente de alho descascado e picado
- Sal e pimenta a gosto (ralados na hora)
- 3 colheres de manteiga sem sal
- 1 xícara de arroz
- 1 maço de brócolis americano
- azeite de oliva extra virgem
- 1 pimentão vermelho cortado em tiras
- 1 pimentão verde cortado em tiras
- 1 pimentão amarelo cortado em tiras
- 2 tomates italianos (que não é legume mas compõe bem a cena)
- 1 pimenta dedo de moça ou de cheiro picada
Modo de preparo - carne e legumes
- Tempere os bifes de picanha com um dente de alho, sal e pimenta a gosto
- Derreta, em fogo alto, uma colher de manteiga em uma frigideira antiaderente
- Após a manteira derreter e começar a dourar, acrescente os bifes de picanha na frigideira deixando-os dourar por exatos três minutos de cada lado
- Retire os bifes e reserve
- Acrescente na frigideira os legumes e o tomate cortados em tira
- Deixe dourar por certa de 5 minutos
- Reserve
Modo de preparo - arroz com brócolis
- Cozinhe no vapor, por cerca de 10 minutos, o maço de brócolis cortado em pedaços grandes
- Pique em pedaços mínimos o brócolis já cozido (você aproveita todo ele)
- Derreta em uma frigideira antiaderente o restante da manteiga
- Doure o restante do alho e da pimenta picados
- Acrescente o brócolis cortado
- Refogue por cerca de 10 minutos
- Acrescente o arroz já cozido, o azeite (a gosto) e misture
Nenhum comentário:
Postar um comentário