Que o sal grosso possui mil e uma utilidades todos sabem e ninguém duvida. Mas pra mim, a principal delas continua sendo a culinária.
Quando estivemos na Costa Amalfitana, experimentamos um peixe assado em crosta de sal grosso. A impressão inicial era de que o peixe ficaria intragável pelo excesso do tempero. A impressão inicial logo ficou para trás quando o "Chef" nos explicou o processo de cozimento do peixe no sal e nos mostrou a beleza que se escondia sob a generosa camada de sal grosso que circundava nosso prato. Para nossa surpresa, a carne não apresentava qualquer excesso de sal e se mostrava extremamente tenra e suculenta como poucas vezes tivemos a oportunidade de degustar. O sal, como explicou o "Chefe", havia conservado toda umidade do peixe que normalmente seria perdida nos tradicionais processos de cozimento ao forno.
Passados alguns anos, finalmente tive a coragem de experimentar a cozinha em crosta de sal. Só que a escolha não foi pelo peixe. Optamos pela carne vermelha. E para não fugir da tradição, escolhemos um filé que daria origem a um belo rosbife em crosta de sal grosso.
Para fugir do trivial da carne temperada com sal grosso, buscamos um tempero que fosse marcante e pudesse se sobressair ao sal. A difícil missão foi cumprida com maestria por uma generosa porção de curry - cujo tipo fica a sua escolha.
O curry, pros não iniciados, é uma especiaria típica da culinária de países como Índia, Tailândia e Moçambique. Sua base é composta de açafrão da terra, coentro, gengibre, cominho, nós moscada, pimenta, alecrim e canela. Dependendo de sua origem, pode ser composto por mais de 70 especiarias diferentes. Resumindo, uma explosão de sabores e aromas!!!
Escolhido o prato principal, faltava o acompanhamento. Optamos por um leve e já tradicional risoto de limão siciliano (clique no link para a receita).
O resultado você confere nas fotos abaixo.
![]() |
Rosbife ao curry em crosta de sal grosso - Recém saído do forno e após ter tido sua "casca"quebrada |
Nenhum comentário:
Postar um comentário